A previsão da Prefeitura é que todas as linhas da capital tenham Wi-Fi até o fim do ano, conforme a assessoria da imprensa do prefeito Roberto Cláudio. Os terminais de ônibus estão recebendo pintura, climatização nos banheiros e painéis de LED com os horários dos veículos.
Para o prefeito Roberto Cláudio, "tão importante quanto criar corredores exclusivos de ônibus, faixas exclusivas, colocar ar condicionado, Wi-Fi livre, novos terminais, é você preparar a consciência da cidade de que o espaço público, principalmente viário, deva ser priorizado para o transporte público. Assim, efetivamente, você passa a ter um transporte mais cômodo, mais confortável e com o incentivo de preço e tempo na vida do cidadão".
Os terminais do Papicu, Siqueira e Antônio Bezerra já oferecem o serviço de Wi-Fi e o próximo a receber é o do Conjunto Ceará, assim como as estações do corredor expresso na av. Bezerra de Menezes.
A frota de ônibus de Fortaleza possui 2.003 veículos, segundo dados repassados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A empresa informou que a implantação do Wi-Fi acontece gradualmente, atendendo primeiramente às linhas mais demandadas.
Além do Wi-Fi
Em janeiro, a Prefeitura apresentou o projeto de integração de bicicletas compartilhadas e terminais de ônibus. Cada estação contará com 50 bicicletas e o usuário poderá passar até 14 horas com os modais. O que permitirá, por exemplo, levar a bicicleta para casa e devolver na manhã seguinte; ou a permanência em local de trabalho.
Atualmente, a frota conta com 274 ônibus com ar condicionado. Até o final do próximo mês de junho, chegará a 400 veículos climatizados. Quase 130 km de faixas exclusivas de ônibus também devem ser entregues.
Transporte público
Nesta segunda-feira, 25, O POVO publicou matéria sobre a experiência de andar de ônibus outra vez. Pesquisa O POVO/Datafolha apontou que mulheres, jovens, pessoas de classes mais baixas e menos escolarizadas são as que mais costumam usar ônibus em Fortaleza.
Foram ouvidos 610 moradores de 16 anos ou mais em Fortaleza. Deste total, entre os que utilizavam o ônibus como principal meio de transporte, 61,5% foram homens e 82,6% mulheres. Os jovens também se destacam chegando ao percentual de 78,1%. Cerca de 90% dos usuários dos ônibus são da classe D e E.
A principal crítica ao transporte público ainda é a superlotação.
0 comentários:
Postar um comentário