Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

No Entorno, jovem e negro são mais vulneráveis a violência

O Atlas da violência 2016 mostra que a região próxima ao DF teve, em 2014, uma taxa de homicídios 78,1% maior que a do Brasil. Em Águas Lindas, a chance de um rapaz preto morrer é 15,6 vezes maior que a de um outro tom de pele


serralheiro Dilson Barbosa dos Santos nasceu às 5h de 3 de março de 1959. Às 5h de 3 de março de 1993, era vez de o filho Adilson Barbosa dos Santos chegar ao mundo. “Está marcado no registro dele e no meu também.” A coincidência no calendário familiar deixou de ser comemorada há dois anos, quando Adilson, 20 anos, foi assassinado com seis tiros em frente a uma lanchonete de Águas Lindas (GO). O crime, de acordo com a Polícia Civil de Goiás, teria sido motivado por ciúmes: o acusado acreditava que o jovem estava dando em cima da namorada dele.


“Para você ter ideia de como minha vida mudou: primeiro, mataram meu menino. Em um mês, meu pai morreu. Depois de quatro dias, morreu meu irmão caçula. E, com três meses, minha mulher morreu de AVC”, conta um resignado Dilson. Antes um religioso ferrenho, ele garante que a injustiça sentida pela morte do filho fez com que ele decidisse abandonar a igreja. “Depois que ele se foi, todos os meus filhos se desviaram do caminho de Deus. Convivi com a violência minha vida toda. Em São Paulo, passava por cima de cadáver para ir trabalhar. Mas nunca achei que isso chegaria à minha família.” A história do serralheiro causa comoção, mas não é preciso muito esforço para ouvir relatos parecidos no Entorno do Distrito Federal.
De acordo com o Atlas da violência 2016, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na semana passada, a região, composta por 22 municípios, teve uma taxa de homicídios em 2014 de 51,85 mortes para cada 100 mil habitantes — 78,1% maior que a do Brasil no mesmo período, que foi de 29,1. E Águas Lindas é a cidade na qual a possibilidade de um jovem negro ser assassinado é maior: de acordo com o estudo Jovens negros e não negros: mortalidade por causas externas na Área Metropolitana de Brasília, publicado pela Codeplan, eles estão 15,6 vezes mais exposto ao homicídio que jovens de outros tons de pele.

As estatísticas endurecem a realidade das famílias que perderam entes queridos. A dona de casa Hellen Priscila Santos Oliveira, 29, diz que há muito tempo não tem medo de viver em Águas Lindas, já que a expectativa que fica é de uma situação que não mudará. “A vida me tornou uma pessoa de coração muito fechado e, depois da morte do meu irmão, fiquei pior. Agora, só tenho a tristeza de olhar para minha mãe e não ver mais a alegria que a gente sempre via nela.” Ela se lembra exatamente da noite do assassinato de Jhonatas Abraão Santos Oliveira. “Eu estava vendo a novela e ouvi os cinco tiros. Na mesma hora, tive certeza: era ele quem tinha morrido.”

Uma prima chegou para avisá-la do que havia acontecido, mas Hellen a interrompeu, garantindo que já sabia a verdade, mesmo antes de alguém contar a ela. “Mesmo assim, quando cheguei, vi a pior cena da minha vida: ele no chão, sangrando, e eu falando que ele deveria ter saído daqui. Sei que ele fez escolhas erradas, mas a família sempre sente muita dor.” O jovem morreu aos 23 anos, alvejado por cinco tiros em um crime que, de acordo com a polícia, teve como motivação um ajuste de contas por disputas relacionadas ao tráfico de drogas — razão que, para Hellen, explica o porquê do descaso da Justiça em relação a Jhonatas. “Ele ficou lá das 22h30 até as 4h, e ninguém se importou. Se a gente tivesse mais oportunidades, a realidade seria diferente, não só para o meu irmão, mas para todos os jovens dessa cidade. Eu tenho um filho entrando na adolescência. O que esse lugar tem oferecer a ele? Aqui, para os jovens, só existem esquina e droga.”

FONTE:  http://www.correiobraziliense.com.br/
Share on Google Plus

Sobre Unknown

A união de Todas as Igreja!! A sitonia do povo de Deus...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial